Comunidade PTWS: Sincronização de ficheiros written by Sérgio S

Saltar para o conteúdo

+351 219 339 939

Bem vindo(a) à Comunidade PTWS

Bem vindo(a) à Comunidade PTWS, que como a maioria das comunidades garante maior flexibilidade, acesso e facilidades a quem se encontra registado. Mas não se preocupe. O registo demora uns minutos apenas

• Registe-se - é grátis!

Nota: Se já é cliente da PTWS Alojamento Web, basta usar os seus dados de acesso da área de cliente.
Guest Message by DevFuse
Anuncio importante! DIA 3 do Mega Concurso PTWS Alojamento Web Para quem quer participar no MEGA CONCURSO PTWS ALOJAMENTO WEB 2.000 EUROS EM PRÉMIOS deveconsultar de imediato o seguinte tópico:

Tópico do DIA 3 - > http://forum.ptws.pt...o-verdocas-16h/

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder Responder

Sincronização de ficheiros Envio e recepção de ficheiros entre o sistema de ficheiros local e o a

#1 Visita_Sérgio S_*

• Grupo: Guests

Postou 27 Janeiro 2011 - 02:54

Tenho vindo a investigar qual a melhor solução para sincronizar os ficheiros que modifico localmente e os que se encontram nos meus alojamentos, e gostaria de pedir a opinião da equipa técnica da PTWS e resto da comunidade.
Para o meu servidor local uso unison através de ssh, e também já tentei experimentar rsync.
Infelizmente creio que não tenho acesso ssh aos servidores PTWS, e não faço ideia se têm rsync disponível (duvido que tenham unison, mas tentaria rsync através de ssh, por uma questão de segurança), pelo que me tenho limitado a transferir ficheiros por ftp.
A propósito: reparo que os cPanel de alojamentos em faramir e aragorn têm mais opções que um que tenho no boromir, apesar de serem o mesmo tipo de conta. Será que preciso de uma actualização?
PS: eu jogo pelo pinguim, por isso sugestões que dependam de janelas não convêm, e maçãs estão fora de questão. ;)
0

#2 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Grupo: Clientes
  • Aderiu: 19-Janeiro 11
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande
  • És cliente da PTWS Alojamento Web?:Sim

Postou 27 Janeiro 2011 - 02:57

Boa, então eu faço login no suporte da PTWS e o fórum não me identifica? Falta aí uma ligação qualquer... :huh:
"Mais vale saber e não precisar, que precisar e não saber.", Sérgio S
0

#3 Utilizador está desligado   ptws-Carlos 

• Administrator
  • Grupo: Administrators
  • Aderiu: 29-Junho 10
  • Paìs
  • CidadeOdivelas
  • És cliente da PTWS Alojamento Web?:Não

Postou 27 Janeiro 2011 - 06:00

Exemplos de utilitários:

http://www.ftpsynchronizer.com/
http://www.ultraedit...irectories.html

Outra solução é o uso da Webdrive disponivel no cPanel.
PTWS - CTO / Direcção Técnica
PTWS alojamento Web - Um parceiro sempre ao seu lado
PTWS Serviços Empresariais - Soluções profissionais para empresas

Área de Cliente / Suporte - Suporte 24h
Blog PTWS - Um Blog diferente com Entrevistas e Artigos de qualidade
Forum PTWS - Ajuda entre clientes, lugar de relax, novidades, etc
PTWS no Facebook || PTWS no Twitter || PTWS no LinkedIn
Parcerias: Registrar Oficial FCCN || HPP R1Soft || cPanel ||

#4 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande

Postou 27 Janeiro 2011 - 06:17

O ftpsynchronizer dá todos os indícios de ser uma aplicação exclusivamente Windows, e crippleware.
O UltraEdit, que é uma excelente aplicação que já usei durante muito tempo, requer uma licença.
Vou investigar a Webdrive e colocarei depois aqui as minhas conclusões.
0

#5 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande

Postou 27 Janeiro 2011 - 08:45

Bom, o webdav (opção web disk no cPanel) tem algum potencial, mas porque assenta em http(s) não me pareceu muito superior ao ftp.
Irei continuar com o ftp, mas não perdi nada em experimentar porque acabei por descobrir umas funcionalidades interessantes no meu próprio sistema.
O ideal seria rsync, mas ftp já é melhor que nada, e pode ser que entretanto descubra alguma aplicação que faça sincronização por ftp (ou que a equipa do filezilla aceite finalmente aceder aos pedidos do pessoal :)).
0

#6 Utilizador está desligado   ptws-Carlos 

• Administrator
  • Paìs
  • CidadeOdivelas

Postou 27 Janeiro 2011 - 11:01

Uma das vantagens do Webdisk/Webdav é tornar-se em mais uma drive do SO e devido a isso podes usar tools que o SO já tem para mantar pastas / directorios sincronizados

#7 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande

Postou 28 Janeiro 2011 - 09:02

É curioso que foi exactamente nisso que pensei quando montei o webdav no nautilus (explorador de ficheiros do gnome).
Ao montar a drive directamente no nautilus, este não lhe dá um endereço virtual compatível com outras aplicações, o que seria contornável montando a drive directamente no sistema de ficheiros, mas assim não poderia montar a drive "on-demand" (isto carece de confirmação pessoal). Ainda pensei bem no assunto, mas depos considerei que não tenho necessidade de ter o espaço sempre ligado, e ter a ligação sempre aberta pode colocar algum risco de segurança (embora não me ocorra imediatamente algum), e iria consumir sempre uma largura de banda, mesmo que marginal (e aqueles kbps fazem-me todos falta :)).
Mesmo assim acho que a webdav tem enorme potencial no que respeita a colaboração. Se necessitar de colaborar nalgum projecto com outra pessoa, posso criar um espaço em disco para ambos e colaborarmos em tempo real sem o risco de editarmos os mesmos ficheiros em simultâneo, dadas as características técnicas do webdav.
Se arranjar algum tempinho, ainda vou tentar contornar a questão da montagem da drive.
De qualquer forma, valeu a sugestão, sempre aprendi mais coisas!
0

#8 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande

Postou 28 Janeiro 2011 - 01:42

Afinal era mais fácil do que parecia.
Foi apenas uma questão de instalar o pacote davfs2, que me permite montar urls webdav em pastas locais.
Uma vez que é uma aplicação de linha de comandos, tive de criar dois scripts minúsculos para montar e desmontar, mas funciona lindamente e parece-me seguro, uma vez que uso ssl e monto/desmonto quando preciso. Se quisesse poderia até ter preparado a coisa de forma a que a drive virtual funcionasse automáticamente e de forma transparente, como uma pasta normal do sistema, mas não tenho interesse nisso.
O procedimento é fácil, e se algum utilizador linux tiver interesse, diga alguma coisa, que eu explico aqui.
0

#9 Utilizador está desligado   ptws-Carlos 

• Administrator
  • Paìs
  • CidadeOdivelas

Postou 29 Janeiro 2011 - 12:44

Ver PostSérgio S, em 28 Janeiro 2011 - 01:42, disse:

Afinal era mais fácil do que parecia.
Foi apenas uma questão de instalar o pacote davfs2, que me permite montar urls webdav em pastas locais.
Uma vez que é uma aplicação de linha de comandos, tive de criar dois scripts minúsculos para montar e desmontar, mas funciona lindamente e parece-me seguro, uma vez que uso ssl e monto/desmonto quando preciso. Se quisesse poderia até ter preparado a coisa de forma a que a drive virtual funcionasse automáticamente e de forma transparente, como uma pasta normal do sistema, mas não tenho interesse nisso.
O procedimento é fácil, e se algum utilizador linux tiver interesse, diga alguma coisa, que eu explico aqui.

Deixo-lhe o convite para escrever um artigo sobre o tema. Teremos todo o prazer em o publicar em seu nome no nosso blogue, incluindo um link para o seu website.

Fica o convite :-)

#10 Utilizador está desligado   Mente Binária 

• Cliente
  • Paìs
  • CidadeMarinha Grande

Postou 01 Fevereiro 2011 - 11:04

Convite aceite!
Já terminei um "artigo". Não tenho muita experiência nestas andanças, mas acho que não saiu mal...
Uma vez que será publicado no vosso blog, tentei formatá-lo para assentar o melhor possível e vos poupar trabalho.
Enviei para o email de suporte da PTWS. Espero que gostem!
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 utilizadores(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)